Porto do Boi

A Aldeia Porto do Boi, a cerca de 30 minutos de barco de Caraíva, abriga aproximadamente 30 pessoas da etnia Pataxó em uma reserva próxima do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Trata-se de um pequeno grupo familiar, que criou um Centro Cultural aberto aos visitantes em 2004 com intuito de promover a cultura indígena Pataxó.

Em 2013, sua estrutura principal caiu devido à falta de renda para mantê-la. Desde então, a comunidade teve que encontrar outras formas de se sustentar e muitas pessoas mudaram em busca de emprego e renda. Como consequência, o Centro Cultural do Porto do Boi temporariamente fechou suas portas.

Hoje o atual líder, Tigê Maturemba Baixu reuniu a comunidade e colaboradores para ajudar a reconstruir o centro e revitalizar a Cultura Pataxó.

Vivência

De barco pelas águas do rio Caraíva, é possível chegar à entrada da comunidade e atravessar uma pequena trilha entre a Mata Atlântica e a Oca dos Rituais – espaço circular onde acontecem as apresentações.

O Centro Cultural Pataxó do Porto do Boi propicia uma vivência cultural com os índios, seus rituais, artesanato, comidas típicas, pintura corporal e muito mais.

Segunda a sexta-feira durante todo o dia. Aos sábados, somente pela manhã.

Transporte de barco ou Buggy.

Você pode fazer sua reserva clicando aqui.